Google Chrome
Atualização do Chrome corrige várias falhas para tornar sua navegação mais segura e veloz
O Google Chrome não é líder de seu segmento por acaso. O navegador da Gigante das Buscas tem se destacado pelo desempenho de navegação proporcionado, a segurança aplicada às informações registradas e a integração cada vez maior com os recursos e serviços da companhia.
Uma das práticas que impulsionou o crescimento do browser foi a adoção de ciclos de desenvolvimentos mais curtos. A cada dois meses aproximadamente, uma nova atualização da versão final do navegador é liberada. Assim, ele consegue apresentar melhorias de forma mais ágil e eficiente.
Em sua mais recente edição, o Chrome não traz reformulações em sua interface ou grandes mudanças que podem ser facilmente percebidas pelos internautas. Contudo, ele corrigiu uma série de falhas visando tornar a sua experiência ao explorar a web ainda mais veloz e segura.
O que foi quente recentemente
.
Rastreamento de abas ruidosas
Um dos recursos que chamou atenção dos adeptos do browser nos últimos tempos foi o rastreamento de abas ruidosas, sendo possível identificar quais guias estão emitindo sons ou executando alguma funcionalidade extra, como streaming ou webcam. E a forma como isso é indicado não poderia ser mais intuitiva: ícones que são exibidos nos cantos das respectivas guias.
Nova aparência da interface Metro
Se você utiliza o Chrome no Windows 8, saiba que o navegador ganhou uma reformulação visual em seu modo destinado para o uso em tela inteira nessa versão do sistema operacional da Microsoft. O design adotado remete a aparência do Chrome OS, a plataforma para computadores da Google. A grande novidade aqui é a possibilidade de gerenciar várias janelas e abrir aplicativos rapidamente através de um único menu.
Pesquisa na Nova Guia
Pensando em tornar a sua rotina ainda mais prática, a tela Nova Guia do Google Chrome passa a oferecer maior integração com o Google Search, incluindo aspectos que se assemelham ao recurso Google Now do Android. Agora, direto dessa página inicial, é possível escrever comandos ou falar com o navegador.
Com um microfone conectado ao PC, você pode tocar no ícone desse periférico e dizer “Tempo para Curitiba”, por exemplo, e receber a previsão do tempo para essa ou qualquer outra cidade do mundo. Você pode ainda falar “Filmes em Curitiba” e ter a programação de todas as salas de cinema da localidade. O mesmo vale para o trânsito, obtendo direções no Google Maps apenas falando um endereço, e até fazer contas e conversão de moedas com comandos de voz.
Assim como o Google Now, a pesquisa da Nova Guia no Chrome vai ficando mais inteligente de acordo com seu uso. Conectando sua conta do Gmail no navegador, é possível ainda sincronizar essa ferramenta em todos os seus dispositivos.
As novidades
Nesta última atualização, após implementar melhorias perceptíveis pelo menos nas duas últimas versões, a Google deixou de lado um pouco o aperfeiçoamento do seu visual ou de recursos aparentes e focou em avanços internos do browser. Resumindo, o navegador recebeu novidades apenas no tocante a seus mecanismos de segurança.
Ao todo, foram corrigidas 28 falhas, as quais abrangiam os mais variados segmentos do aplicativo. Entre as mudanças mais relevantes, estão o vazamento de dados quando utilizadas ferramentas de XSS e com suporte para a função “arrastar e soltar” e a liberação de memória que era destinada para processos já encerrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário